Quem nunca se perguntou o por quê de Exaltasamba tocar pagode e o Zeca Pagodinho samba? É uma incógnita tão milenar quanto a do ovo e da galinha. Mas vamos explicar neste post.
Para chegar a alguma resposta, primeiro precisamos entender o que é samba e o que é pagode.
Samba é um gênero musical brasileiro, tocado com instrumentos de percussão e cordas (cavaquinho, violão, pandeiro, surdo, dentre outros) que surgiu de uma mescla afro brasileira e de ritmos como lundu, maxixe, choro e xote.
Desde a gravação de Pelo Telefone, reconhecido como o primeiro samba gravado em dezembro de 1916, mas que ganhou as rádios em 1917, o samba se propagou, sendo 'reestilizado' a cada geração, ganhando novos instrumentos, andamentos diferentes, vertentes como samba rock, samba de breque, samba canção, dentre outras. Um exemplo clássico é a geração Cacique de Ramos: Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Sereno, Sombrinha, Jorge Aragão e tantos outros bambas que incluiram instrumentos e deram origem a forma como conhecemos o samba hoje.
Aliás, as festas que aconteciam no Cacique e tantas outras festas animadas com o samba foram batizadas de pagode.
O termo pagode em outras culturas significam locais. Assim, você usa pagode para dizer que vai trabalhar ou a um templo. Mas ai algum gênio resolveu falar que as músicas românticas, tocadas com instrumentos de samba, são pagodes.
Voltando ao assunto, o Exaltasamba surgiu na década de 80 e é formado por 5 talentosos músicos, que curtem um bom samba. Na época que o grupo nasceu, estavam em evidência sambistas como Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Beth Carvalho, Originais do Samba e Exportasamba, aliás talvez tenha vindo daí a inspiração para o nome. No primeiro LP - Eterno Amanhecer, gravado em 1992, há uma mescla entre sambas de raiz como Doce Refúgio e o Show tem que continuar com bons partidos altos como Firma Teu Cavalo e Chuva Danada e músicas dolentes que apresentam algumas características do conhecido 'pagode' que ouvimos hoje.
Hoje o grupo tem seu foco voltado para o 'pagode', que é bem mais comercial que o samba de Zeca Pagodinho, o Jessé Gomes da Silva Filho.
Jessé foi criado em Del Castilho, subúrbio do Rio de Janeiro, ganhou o apelido na Ala do Pagodinho, no Bloco Carnavalesco Boêmios de Irajá. Zeca é, sem dúvida, um dos maiores nomes do samba de todos os tempos.
É isso, acho que agora você já sabe responder se alguém te perguntar porque não é Zeca Sambinha e Exaltapagode. Aliás, por que não ouvir um samba de Zeca e Exalta juntos?
A chama não se apagou!
Ola Dennis, foi mesmo muito útil essa análise, eu realmente nem saberia diferenciar...rsrsrsrs....
ResponderExcluirAbraços Talita
rsrsrs
ResponderExcluirobrigado Talita
OLá Dennis primeiramente parabéns pelo blog ficou irado!!!
ResponderExcluirAdoro os DOIS ZEZA PAGODINHO e EXALTASAMBA!!!
até que enfim eu entendi...já nao é mais uma dúvida minha ;)
ResponderExcluirPelo mesmo motivo que Nelson Cavaquinho tocava violão
ResponderExcluirEntão eu tenho mais um enigma!!!!!
ResponderExcluirPorque o Nelson Cavaquinho tocava violão e o Paulinho da Viola Cavaquinho??????
Quem puder me responda essa
Bom eu já sabia o diferencial,devido ao meu gostar pelo samba.ou seja samba é minha preferencia cultural.Mais você mandou bem Dennis...boa explicação.
ResponderExcluirJá gostei muito do Zeca principalmente nos anos 80 ,mas agora vc não consegue mais diferenciar um do outro não.Escute o ZECA hoje e verá como o cara caiu na qualidade .Priorizou em gravar amigos e parceiros porque sabe que terá sempre as midias que o classifica com MAIOR SAMBISTA DA ATUALIDADE JUNTO COM ARLINDO CRUZ,sendo que ainda estão vivo MARTINHO,MONARCO,CASQUINHA,PAULO CESAR PINHEIRO ,NEY LOPES e muitos outros .que ainda fazem samba de tradicional de qualidade respeitavél e que não tem a mesma mídia que ZECA E ARLINDO tem
ResponderExcluir