Dolores Marques

Recebi esses dias um material de divulgação da cantora Dolores Marques, uma cantora de São Bernardo do Campo, cidade do ABC Paulista, uma terra onde ainda se pode encontrar, nas comunidades de samba da região, aquele samba de qualidade.
capa do cd da cantora dolores marques


Primeiras Impressões

Examinando o material, me deparei com uma voz de timbre único, marcante e que me parece trazer um sotaque que não consigo descrever.
O que me chamou atenção foi a opção por uma única voz em todas as músicas, à la Maria Rita, dispensando vozes de apoio (backing volcals). Acho essa estratégia um pouco arriscada para ser utilizada no álbum todo, pois exige que a cantora busque fazer variações vocais toda hora para que a música não se torne cansativa.

O repertório foi bem escolhido, composto por músicas de Chico Maneiro, Diego Gigante, Edmilson Mimo e Osvaldinho da Cuíca. Destaco Altar da Consciência e Doce Mistura que tem uma levada bem brasileira.


Qual é a marca de Dolores Marques?

É muito pretensioso classificar o samba de alguém. Como Sombrinha disse uma vez, quando pedi a sua opinião sobre um samba meu: "quem sou eu pra falar do seu samba?". Bom se ele que é um dos compositores que mais admiro preferiu não dar nota no meu samba, eu também preciso não partir para esse lado, vou descrever as características principais:

O samba proposto não enfatiza muito a percussão, a cozinha funciona redondinha, mas nada de paradinhas com o pandeiro ou surdo em destaque, já as cordas, em conjunto com o sopro, passeiam com arranjos que me lembraram a instrumentação de sambas de outrora.

Definindo em uma palavra, é um samba elegante.


Se eu indico Dolores Marques?

Sim. O samba da Dolores tem passeia com elegância entre o samba de raiz e o samba bom para o público que ouve MPB.
Longe de um samba de empolgante, de roda, as músicas do Álbum "Agora, eterno presente" têm um estilo indicado para teatros e outros espaços com boa acústica para que se possa escutar cada arranjo dos músicos que a acompanham.

Resumindo, é bom saber que a chama não se apagou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Mudou bastante, mas já foi uma família

Samba é cultura e samba é retrato de uma sociedade em determinado período. Traduzindo: o que antes era: "mas papai não quer deix...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...