Do que é feito um partido alto?

Que uma música romântica precisa de teclado, saxofone, clarinete, carrilhão e mais uma centena de instrumentos todos sabem. E não caberia um grupo de pagode junto com a banda e os back vocals na pequena capa de 12cm x 12cm do CD todo mundo também sabe. A pergunta então é: e um partido alto? Do que se faz?

Será que a fórmula seria repique, pandeiro, cavaco e viola, ouvindo o som dos tantãs? Ou, melhor ainda, cavaco e viola (outra vez vamos lá) com cuíca e pandeiro?

O fato é que não existe uma receita, como as de bolo. Você pode armar o pagode com um surdo ou um tantã; com um banjo ou alguns cavacos; rebolo timba ou tantãzinho; ganzá, caxixi, xequeré, reco-reco ou tudo junto.

Seja como for, não se esqueça da palma da mão. Item indispensável numa boa roda de samba. A galera na palma da mão é que faz o pagode firmar.

Os instrumentos são apenas um tempero que não interferem no prato principal, mesmo que não tenha mais na praça samba de partido alto, com a faca no prato, batido na mão. O importante é a essência, ainda que seja feito na caixinha de fósforo, na garrafa de cerveja e marcado na mão.

Arlindo Cruz afirmou que partido alto é tão bom que dá pra fazer apenas com cavaco e pandeiro. Vou mais além, um partido se faz com apenas alguns partideiros.

A chama não se apagou

@camposdennis

Um comentário:

Postagem em destaque

Mudou bastante, mas já foi uma família

Samba é cultura e samba é retrato de uma sociedade em determinado período. Traduzindo: o que antes era: "mas papai não quer deix...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...