Por que Exaltasamba toca pagode e Zeca Pagodinho canta samba



Quem nunca se perguntou o por quê de Exaltasamba tocar pagode e o Zeca Pagodinho samba? É uma incógnita tão milenar quanto a do ovo e da galinha. Mas vamos explicar neste post.
Para chegar a alguma resposta, primeiro precisamos entender o que é samba e o que é pagode.
Samba é um gênero musical brasileiro, tocado com instrumentos de percussão e cordas (cavaquinho, violão, pandeiro, surdo, dentre outros) que surgiu de uma mescla afro brasileira e de ritmos como lundu, maxixe, choro e xote.
Desde a gravação de Pelo Telefone, reconhecido como o primeiro samba gravado em dezembro de 1916, mas que ganhou as rádios em 1917, o samba se propagou, sendo 'reestilizado' a cada geração, ganhando novos instrumentos, andamentos diferentes, vertentes como samba rock, samba de breque, samba canção, dentre outras. Um exemplo clássico é a geração Cacique de Ramos: Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Sereno, Sombrinha, Jorge Aragão e tantos outros bambas que incluiram instrumentos e deram origem a forma como conhecemos o samba hoje.
Aliás, as festas que aconteciam no Cacique e tantas outras festas animadas com o samba foram batizadas de pagode.
O termo pagode em outras culturas significam locais. Assim, você usa pagode para dizer que vai trabalhar ou a um templo. Mas ai algum gênio resolveu falar que as músicas românticas, tocadas com instrumentos de samba, são pagodes.
Voltando ao assunto, o Exaltasamba surgiu na década de 80 e é formado por 5 talentosos músicos, que curtem um bom samba. Na época que o grupo nasceu, estavam em evidência sambistas como Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Beth Carvalho, Originais do Samba e Exportasamba, aliás talvez tenha vindo daí a inspiração para o nome. No primeiro LP - Eterno Amanhecer, gravado em 1992, há uma mescla entre sambas de raiz como Doce Refúgio e o Show tem que continuar com bons partidos altos como Firma Teu Cavalo e Chuva Danada e músicas dolentes que apresentam algumas características do conhecido 'pagode' que ouvimos hoje.
Hoje o grupo tem seu foco voltado para o 'pagode', que é bem mais comercial que o samba de Zeca Pagodinho, o Jessé Gomes da Silva Filho.
Jessé foi criado em Del Castilho, subúrbio do Rio de Janeiro, ganhou o apelido na Ala do Pagodinho, no Bloco Carnavalesco Boêmios de Irajá. Zeca é, sem dúvida, um dos maiores nomes do samba de todos os tempos.
É isso, acho que agora você já sabe responder se alguém te perguntar porque não é Zeca Sambinha e Exaltapagode. Aliás, por que não ouvir um samba de Zeca e Exalta juntos?



A chama não se apagou!

8 comentários:

  1. Ola Dennis, foi mesmo muito útil essa análise, eu realmente nem saberia diferenciar...rsrsrsrs....

    Abraços Talita

    ResponderExcluir
  2. OLá Dennis primeiramente parabéns pelo blog ficou irado!!!

    Adoro os DOIS ZEZA PAGODINHO e EXALTASAMBA!!!

    ResponderExcluir
  3. até que enfim eu entendi...já nao é mais uma dúvida minha ;)

    ResponderExcluir
  4. Então eu tenho mais um enigma!!!!!
    Porque o Nelson Cavaquinho tocava violão e o Paulinho da Viola Cavaquinho??????

    Quem puder me responda essa

    ResponderExcluir
  5. Bom eu já sabia o diferencial,devido ao meu gostar pelo samba.ou seja samba é minha preferencia cultural.Mais você mandou bem Dennis...boa explicação.

    ResponderExcluir
  6. Já gostei muito do Zeca principalmente nos anos 80 ,mas agora vc não consegue mais diferenciar um do outro não.Escute o ZECA hoje e verá como o cara caiu na qualidade .Priorizou em gravar amigos e parceiros porque sabe que terá sempre as midias que o classifica com MAIOR SAMBISTA DA ATUALIDADE JUNTO COM ARLINDO CRUZ,sendo que ainda estão vivo MARTINHO,MONARCO,CASQUINHA,PAULO CESAR PINHEIRO ,NEY LOPES e muitos outros .que ainda fazem samba de tradicional de qualidade respeitavél e que não tem a mesma mídia que ZECA E ARLINDO tem

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Mudou bastante, mas já foi uma família

Samba é cultura e samba é retrato de uma sociedade em determinado período. Traduzindo: o que antes era: "mas papai não quer deix...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...